16 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero

A campanha 16 Dias de Ativismo inicia nesta terça-feira (20), Dia da Consciência Negra, na praça 9 de Dezembro, a partir das 14h. A programação inclui diversas atividades que envolvem discussões e prevenção sobre violência contra mulheres, além de debates voltados aos homens acerca da violência de gênero.

“O objetivo da campanha é integrar poder público, imprensa, movimentos sociais, instituições de educação e comunidade em geral para discutir todo tipo de violência de gênero, como a doméstica, ou no ambiente de trabalho”, explica a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran.

Na abertura da campanha, a praça 9 de Dezembro vai ser palco de discussões e apresentações, com Conexão das Periferias e o Quilombo Paiol de Telhas, além de oficina de dança afro e percussão, roda de capoeira e rap.

Como parte da programação, será exibido o vídeo Rosa Empoderada no Cine XV do Shopping Cidades dos Lagos, em uma parceria do Clube Soroptimista de Guarapuava e Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. O vídeo mostra uma paródia da cantiga popular Cravo e a Rosa, na qual a Rosa põe fim na violência doméstica que sofre.

Os 16 Dias de Ativismo ocorre todos os anos em 140 países. Em Guarapuava, a campanha é uma parceria das secretarias municipais de Políticas Públicas para Mulheres, de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social, Cras (Centro de Referência da Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Associação dos Moradores do Residencial 2000, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Guarapuava, Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Conexão das periferias, MMM (Marcha Mundial das Mulheres), Movimento de Mulheres Alto da XV, Movimento de Mulheres da Primavera, Divas do Asfalto, Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária de Guarapuava, Numape (Núcleo Maria da Penha), Instituto de Ação Social Renascer, SIM-PR (Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná), Clube Soroptimista de Guarapuava, Unicentro, Faculdade Guairacá e Defensoria Pública do Estado do Paraná.

https://www.facebook.com/secretariadamulherguarapuava/

Events Data