Português – Femicide Petition

DECLARE QUE 6 DE DEZEMBRO É O DIA INTERNACIONAL PELO FIM DO FEMINICÍDO

Dia dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, 2021: Feminicídio- o ato de matar mulheres por conta do sexo delas e/ou gênero – está acontecendo ao nosso redor e os criminosos geralmente escapam ilesos. A cada dia, globalmente, mais de 100 mulheres são mortas por um companheiro ou membro da família por serem mulheres (UNODC).

Em março de 2021, Sarah Everard foi estuprada e assassinada por um policial de folga no Reino Unido. Marisol Cuadras, 18, foi morta a tiros no México, em 25 de novembro de 2021, enquanto participava de um protesto público que denunciava a violência contra mulheres. Embora muitas vezes o feminicídio aconteça na esfera privada, tal ato de violência também é cometido em público, por não-membros da família e representantes do Estado.

Feminicídio também ocorre no mundo do trabalho e da política. Algumas mulheres enfrentam maiores riscos de sofrerem feminicídio por conta de fatores tais como idade, raça, etnia, casta, identidade de gênero, status de migrante e deficiência.

A evidência é indiscutível, e o problema está agravando. A pandemia de Covid-19 tem gerado um aumento mundial da violência doméstica, que é a maior percussora do feminicídio. Em 2020, uma mulher ou menina foi morta por alguém de sua família a cada 11 minutos (UNODC). O número total de feminicídios é muitas vezes maior quando se considera formas indiretas de feminicídio, como as mortes maternas, das quais ocorrem quase 300.000 a cada ano, ou mais de uma a cada dois minutos (UNFPA).

Desde 2019, a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem reservado o dia 6 de dezembro- data do aniversário do “Massacre de Montreal” (1989), quando um homem escolheu assassinar 14 mulheres apenas pelo fato de serem mulheres- como “Dia da Memória Contra o Feminicídio”. No entanto, mais de três décadas desde esse ato horrível, mulheres e meninas continuam sendo alvos de violências letais, tanto em público, quanto no privado.

Hoje, pedimos a você, militâncias, organizações e líderes de todo o mundo, que se juntem a nós para pedir à ONU que declare o dia 6 de dezembro como o Dia Internacional pelo Fim do Feminicídio. Os governos são legalmente obrigados a acabar com o feminicídio, e muitos prometeram fazê-lo. No entanto, eles estão falhando. Através de um dia internacional, dedicado ao fim do feminicídio, podemos:

AMPLIFICAR a conscientização sobre o feminicídio em nível global
EXIGIR que nossos governos ajam urgentemente para acabar com TODAS as formas
de feminicídio
UNIFICAR nossos movimentos e lutas para além das fronteiras e construir solidariedade

Sua assinatura na presente petição ajudará a persuadir a ONU e os governos a tomarem medidas decisivas para acabar com o feminicídio e contribuir para salvar a vida de mulheres e meninas.

Assine agora! Uma assinatura pode salvar uma vida.

Siga @16DaysCampaign no Facebook, no Instagram, e no Twitter para atualizações, ações e eventos em defesa de nossas causas.
Para saber mais sobre o feminicídio, visite nosso site e veja nosso Guia de Defesa Contra o Feminicídio.

Para mais informações e solicitações da imprensa, entre em contato:
Nishi Shah
Coordenadora da Campanha Global de 16 Dias
Email: 16days@cwgl.rutgers.edu

Tradução: Elis Ramos